quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Conheça a história do Dicionário Aurélio

 

Um dos principais dicionários brasileiros foi criado pelo professor Aurélio Buarque de Holanda


dicionário Aurélio acompanha diversas gerações de estudantes há décadas. Apaixonado por palavras e livros, o filólogo e professor Aurélio Buarque de Holanda criou o dicionário nos anos 1970. O escritor queria criar um livro reunindo palavras populares, que fossem acessíveis a todos. Os primeiros rascunhos foram feitos em fichinhas, escritas à mão por Aurélio, e até hoje são guardados pela família do autor. O primeiro exemplar tinha 115 mil verbetes, enquanto a mais recente, lançada em 2010, contém mais de 137 mil palavras.

Mais de 40 anos depois, o dicionário Aurélio ainda é adotado em escolas e universidades, e hoje é considerado um padrão de norma linguística lexicológica no país. Uma das principais inovações trazidas por Aurélio Buarque foi trazer citações de autores ao lado das definições dos verbetes.


Curiosidades

Qual é a última palavra do Dicionário Aurélio?

A última palavra do Dicionário Aurélio é “zwingliano”. Você sabe o que significa? O adjetivo é relativo ao “o que é sectário do zwinglianismo”, uma doutrina religiosa suíça do pregador Ulrich Zwinglio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário